Projeto Técnico de Combate a Incêndio

Este é o projeto em que são apresentadas as medidas de segurança contra incêndio, que servem de referência para a análise do Corpo de Bombeiros e a correta instalação de todos os sistemas.

Os Projetos Técnicos são elaborados de acordo com as legislações vigentes nacionais e internacionais (Decretos Estaduais, Instruções e Normas Técnicas, ABNT e NFPA), sendo que grande parte dos AVCBs necessitam de Projeto Técnico aprovado.

O ideal é que o Projeto Técnico seja elaborado e aprovado antes da construção da obra e logo após a finalização do projeto arquitetônico, podendo ser desenvolvido em paralelo aos demais (hidrossanitário, elétrico, estrutural, etc.).

Projeto-de-Segurança-Contra-Incêndios.jpg

ATUAMOS DESDE 1988

Como Trabalhamos?

Antes de iniciar a elaboração de qualquer projeto, fazemos visitas no local e reuniões com o cliente para entendermos as necessidades, visto que muitas vezes não é possível compreender os processos e o funcionamento apenas visualizando um projeto arquitetônico.

Os projetos mais “problemáticos” são os de edificações existentes, pois muitas vezes não atendem as normas integralmente e o prédio já está finalizado. Temos conhecimento para analisar e propor medidas compensatórias frente ao Corpo de Bombeiros, de forma que atenda às exigências e não gere custos impraticáveis para os responsáveis.

Aprovar um projeto superdimensionado não é difícil, o diferencial que oferecemos é o conhecimento e a experiência. De nada adianta um projeto aprovado que no momento das instalações gerará dor de cabeça e um custo alto.

Com mais de 30 anos de experiência, podemos garantir a qualidade do serviço prestado!

Nossos clientes

Perguntas Frequentes

O PTS é a forma que o Corpo de Bombeiros chamou o processo que não precisa passar pela aprovação do Projeto Técnico.

Nesse caso, as medidas são apontadas pelos Responsáveis Técnicos, executadas e já é iniciado diretamente o processo para a emissão do CLCB ou AVCB, sem precisar de prévia aprovação do bombeiro, reduzindo uma etapa.

Isso não significa que não terá vistoria, em caso de AVCB é certo que terá e em caso de CLCB pode ser que tenha ou não, a depender de amostragem.

O PT é uma etapa separada e anterior à emissão do AVCB, em que o Corpo de Bombeiros analisa a “proposta” apresentada em projeto para as medidas de segurança. O ideal é que a execução das medidas e dos sistemas só aconteça após a aprovação do projeto.

Cabe ressaltar que quando é exigida aprovação de Projeto Técnico, a edificação obrigatoriamente precisará ser vistoriada, ou seja, sempre será emitido o AVCB e nunca o CLCB.

Caso a edificação se enquadre nas exigências é necessário que seja apresentado Projeto Técnico, porém, neste caso existem instruções específicas, em que caso seja possível comprovar a antiguidade, são considerados parâmetros “especiais”.

As edificações consideradas existentes devem passar por análises críticas, de forma que as medidas e adaptações não devem comprometer as operações atuais da empresa.

No Estado de São Paulo os projetos não têm validade, ou seja, só devem ser substituídos ou atualizados caso haja alguma alteração na edificação ou ocupação da mesma.

Cabe ressaltar que isso se trata dos projetos, não do AVCB, que deve ser renovado a depender do prazo de validade.

O Projeto Técnico deve ser atualizado sempre que houver mudança de área construída, altura, layout ou ocupação.

Essa atualização pode ser realizada através de FAT ou o Projeto Técnico deve ser inteiramente substituído, a depender do impacto das alterações.

necessárias para a regularização do seu imóvel.

É possível alterar o Responsável Técnico cadastrado no sistema, por meio de assinaturas dos responsáveis pela edificação.

Neste caso, cabe à nossa análise qual será o procedimento adotado, se serão utilizados itens já existentes no projeto ou será iniciado um novo.

Comunique-se é o nome popular dado para o Relatório de Não Conformidade, em que o Corpo de Bombeiros aponta as irregularidades encontradas no projeto ou na vistoria.

FAT é a principal forma de comunicação com o Corpo de Bombeiros, sendo utilizada para solicitações, atualizações de Projeto Técnico e consultas.

Engenheiros ou arquitetos registrados nos órgãos competentes (CREA ou CAU).

FALE CONOSCO

FICAREMOS FELIZES EM AJUDAR

Obrigado pelo seu contato! Em breve um membro da equipe retornará para você.

Enquanto isso, nos acompanhe nas redes sociais!